O que são as Salas de Recursos Multifuncionais e a quem se destina?
Salas de Recursos Multifuncionais é um espaço dotado de equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, com o objetivo de integrar alunos do ensino regular por meio da política de educação inclusiva.
Nessas salas os materiais diferenciados e os profissionais são preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos.
Percebe-se a centralidade da sala de recursos como o dispositivo pedagógico prioritário na política de Educação Especial contemporânea, tendo em vista sua característica de não substituição do espaço da sala de aula comum e sim como complementar/suplementar da mesma.

O aluno integrado no Atendimento Educacional Especializado:
Cada aluno inserido no Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem um Plano de Atendimento específico onde consta um Estudo de caso, objetivos específicos para seu desenvolvimento e avanço no processo ensino aprendizagem, quais serão as atividades desenvolvidas junto a essa criança, como será organizado o atendimento e como será realizada a sua avaliação.
Todo inicio de ano letivo é feito uma diagnose desse aluno que é anexada junto a documentação e registrado na sua ficha descritiva, no final do ano letivo, é realizado outro registro constando todos os avanços percebidos pelo professor no decorrer do ano letivo.
Todo as ações planejadas na Sala de Recursos leva em conta as particularidades e necessidades de cada criança. Para isso é necessário a parceria e o diálogo entre o professor da sala regular e o professor do AEE.

Algumas atividades desenvolvidas na Sala de Recursos:
       Contação de histórias;
      Leitura de forma convencional ou não convencional de diversos gêneros literários e fichas de leitura;
      Escrita espontânea;
      Produção de frases e textos;
      Jogos de memória, bingo, dominó, quebra-cabeça, varetas;
      Uso do computador para jogos educativos,  produção de textos e pesquisas.
      Atividades variadas com o alfabeto móvel e sílabas móveis;
      Atividades envolvendo adivinhas, trava-línguas, quadrinhas;
      Cruzadinhas, caça-palavras;
      Organização de textos fatiados;
      Uso de material dourado, blocos lógicos, TANGRAN e tabuada;
      Desafios matemáticos;
      Resolução de situações problemas;
      Simulados para anos finais;
      Leitura e interpretação oral e escrita de textos;
      Dentre outras.










0 Comments:

Postar um comentário