O
que são as Salas de Recursos Multifuncionais e a quem se destina?
Salas de
Recursos Multifuncionais
é um espaço dotado de equipamentos de informática, mobiliários, materiais
didáticos e pedagógicos, com o objetivo de integrar alunos do ensino regular por
meio da política de educação
inclusiva.
Nessas salas os materiais
diferenciados e os profissionais são preparados especificamente para o
atendimento às diversas necessidades
educativas especiais dos educandos.
Percebe-se a centralidade da sala de
recursos como o dispositivo pedagógico prioritário na política de Educação
Especial contemporânea,
tendo em vista sua característica de não substituição do espaço da sala de aula
comum e sim como complementar/suplementar da mesma.
O
aluno integrado no Atendimento Educacional Especializado:
Cada aluno inserido no Atendimento
Educacional Especializado (AEE) tem um Plano de Atendimento específico onde
consta um Estudo de caso, objetivos específicos para seu desenvolvimento e
avanço no processo ensino aprendizagem, quais serão as atividades desenvolvidas
junto a essa criança, como será organizado o atendimento e como será realizada
a sua avaliação.
Todo inicio de ano letivo é feito uma
diagnose desse aluno que é anexada junto a documentação e registrado na sua
ficha descritiva, no final do ano letivo, é realizado outro registro constando
todos os avanços percebidos pelo professor no decorrer do ano letivo.
Todo as ações planejadas na Sala de
Recursos leva em conta as particularidades e necessidades de cada criança. Para
isso é necessário a parceria e o diálogo entre o professor da sala regular e o
professor do AEE.
Algumas
atividades desenvolvidas na Sala de Recursos:
• Leitura de forma convencional ou não convencional de diversos gêneros
literários e fichas de leitura;
• Escrita espontânea;
• Produção de frases e textos;
• Jogos de memória, bingo, dominó, quebra-cabeça, varetas;
• Uso do computador para jogos educativos,
produção de textos e pesquisas.
• Atividades variadas com o alfabeto móvel e sílabas móveis;
• Atividades envolvendo adivinhas, trava-línguas, quadrinhas;
• Cruzadinhas, caça-palavras;
• Organização de textos fatiados;
• Uso de material dourado, blocos lógicos, TANGRAN e tabuada;
• Desafios matemáticos;
• Resolução de situações problemas;
• Simulados para anos finais;
• Leitura e interpretação oral e escrita de textos;
0 Comments:
Postar um comentário