22/03/2017

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.
O tema do Dia Mundial da Água 2016 será “Água e Empregos”.
Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.









Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.
Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
  1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

17/03/2017

O 8º ano C, sob a orientação da professora Cristina da disciplina de Ciências, desenvolveu um trabalho sobre a montagem da célula animal, atividade em que usaram muita criatividade para representar as organelas celulares. A maioria dos modelos celulares foram comestíveis. Os alunos envolveram-se e participaram da aula com muito entusiasmo.

















03/03/2017

Reuniões de pais são comuns em todas as escolas. Periodicamente eles se encontram com os professores e representantes da direção do colégio para discutir o desempenho dos filhos e questões internas. O momento é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. Foi acreditado neste conceito que a EMEF “Dr. Octávio Manhães de Andrade” realizou no dia 08/03, a 1ª Reunião de Pais dos alunos de 1º ao 9º ano do turno Matutino e Vespertino. 
A ocasião contou com a presença do Juiz de Direito da Infância e da Juventude Dr. Ewerton Nicoli que esclareceu pontos expressivos sobre a participação da família na vida escolar dos filhos. 
Ficamos felizes pela participação de todos, bem como por tantos elogios recebidos pelo trabalho que temos realizado. Foi uma socialização muito construtiva para o grupo e principalmente para nós.
São momentos como estes que nos impulsionam a acreditar e querer cada vez mais buscar a transformação por meio da educação.
A parceria família-escola que temos cultivado, com certeza favorece o crescimento do nosso trabalho e das nossas crianças. Continuamos à disposição de todos, na certeza de que poderemos continuar contando com suas críticas e sugestões, sempre que necessário.
Os pais que não puderam participar do encontro poderão obter as informações junto à Coordenadora Pedagógica do 1º ao 9º Ano.