23/11/2016

Afim de proporcionar aos alunos dos 9ºs anos o conhecimento e o entendimento da prática em relação às teorias já estudadas em sala de aula e desenvolver as relações interpessoais em diferentes ambientes do cotidiano, foi realizada uma viagem, no dia 11/11, à Escola da Ciência-Física no Parque Moscoso em Vitória, que tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. 
Durante a visitação, um monitor apresentou aos alunos vários equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.


















Os alunos dos 7º Anos fizeram um interessante Estudo de Campo no Convento da Penha à partir das aulas da Professora de História Verônica e acompanhados também da Professora Cynthia e do Estagiário Igor. O objetivo de conhecer o lugar onde começou a Colonização do Espírito Santo foi muito interessante.
Esta viagem interdisciplinar buscou compreender o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município.
Avistaram o Batalhão da Infantaria do Exército, o morro da Penha e a Prainha. Lá, os estudantes puderam ver a Escola de Marinheiros, o local onde Vasco Fernandes Coutinho desembarcou no Espírito Santo e a primeira capela construída pelo colonizador do nosso Estado.
Observaram a maravilhosa natureza, os vitrais, as pinturas e os artigos históricos lá guardados.
Sem dúvida, foi um momento de muito aprendizado e vivências. 









18/11/2016


Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao Carnaval, que antecede toda a resignação da Quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “Festa de todos os Santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
O Halloween faz parte da tradição norte-americana e é um tema que se pode explorar nas aulas de Inglês, visando integrar a cultura brasileira à americana a partir do estudo dos costumes e tradições que busca conhecer a diversidade cultural no mundo. 
Interagindo com o Ensino Religioso do currículo, o assunto foi abordado fazendo uma relação entre O Folclore Brasileiro e o Halloween, oportunizando aos alunos a multidisciplinaridade, conhecimento, reflexão e diversão.
Professoras: Cynthia Binda e Marilei Daltio Cosme