28/10/2015

As atividades de campo permitem ao aluno sair das limitações do livro didático para observar contextos diferentes, contribuindo para aumentar a curiosidade e o prazer para novas descobertas. 
 Afim de proporcionar aos alunos dos 9ºs anos o conhecimento e o entendimento da prática em relação às teorias já estudadas em sala de aula e desenvolver as relações interpessoais em diferentes ambientes do cotidiano, foi realizada uma viagem, no dia 23/10, à Escola da Ciência-Física no Parque Moscoso em Vitória, que tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. 
Durante a visitação, um monitor apresentou aos alunos vários equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.























27/10/2015


O dia 31 de Outubro é dia de festa para os americanos que curtem o Halloween.
Vale comemorar as tradições brasileiras, como as norte-americanas, lembrando sempre de contextualizar e proporcionar novos aprendizados aos alunos. "O contato com outras culturas é importante para a formação de todas as crianças".

As atividades desenvolvidas com os alunos dos Anos Iniciais do turno Vespertino no Halloween têm várias funções. Vai de motivar a ampliação do vocabulário específico ao estímulo do conhecimento de aspectos culturais de nações de língua inglesa, de forma descontraída e imaginativa.
Nas aulas de inglês eles sempre recebem motivações para ampliarem suas habilidades cognitivas, principalmente relacionadas ao segundo idioma.

Cynthia Binda - Professora de Inglês










26/10/2015

Com o objetivo de enriquecer os estudos sobre os animais invertebrados marinhos e algas, os alunos dos 7ºs anos foram visitar o balneário de Mar Azul em Aracruz-ES. Aproveitaram também a oportunidade para fazer um passeio de escuna no rio Piraqueaçu para conhecer o ecossistema de manguezal. Foi um momento maravilhoso, enriquecedor e significativo para ampliar os conhecimentos vivenciados na sala de aula.

Cristina de Deus - professora de Ciências


20/10/2015



                                              Ser Professor

É buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.
Ser professor é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor
É saber que o sonho é possível...
É sonhar com a sociedade melhor...
Inclusiva...
Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar,
esbravejar.
Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo.
Todos os dias do ano são seus, professor!
Parabéns!



EMEF "Dr. Octávio Manhães de Andrade"

19/10/2015


A semana da criança movimentou  a vida dos pequenos da escola "Dr. Octávio Manhães de Andrade". Brincadeiras, gincanas, sessão cinema, passeios e muita diversão garantiram a animação e alegria do evento. Nosso muito obrigado a toda a equipe de professores que colaboraram para o sucesso da gincana dos alunos.
Vocês são especiais e imprescindíveis! 
Vocês são especiais e imprescindíveis!